Cliente
Koch Supermercados
Localização
Santa Catarina
Solução
Monitoramento de Frente de Caixa Gatecash
Produto Utilizado
Gatecash

Koch Supermercados


Visão Geral
Terceiro lugar no ranking de supermercados em Santa Catarina e 20º lugar no Brasil, o Grupo Koch obteve crescimento de 48% no primeiro semestre de 2020. Foi também neste período que a rede catarinense viu as perdas na frente de caixa despencarem após implementação de uma ferramenta de gestão e auditoria das operações realizadas nos checkouts, o Gatecash.

Nos seis meses do projeto piloto em Itapema, no litoral de Santa Catarina, a rede Koch conseguiu reduzir de maneira consistente o índice de falta de registros de mercadorias. O resultado foi a queda nas perdas não identificadas (inventário) de até 76% em itens como leite e cerveja. Com o sucesso do piloto a rede iniciou o roll out para as demais lojas do grupo, chegando a 33 lojas com o sistema Gatecash em 2021.

 

Redução de erros e fraudes
Entre os produtos que mais registravam perdas no PDV estavam cervejas em latas de 350ml e 473ml, cerveja Long Neck, leite longa vida, caixas de hambúrguer e steak, água mineral e sacos de carvão. 

“Na identificação das faltas de registros desses itens, podemos destacar que 80% são por pura falta de atenção dos operadores de caixa e 20% por fraudes, onde alguns deles fazem o atendimento a familiares e seus conhecidos” - Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.
Atualmente quando é identificado um erro por falta de registro de PDV no Koch, é gerada uma ocorrência para o setor jurídico e RH da empresa, onde são analisadas as imagens e que podem, eventualmente, incorrer em uma punitiva ao operador de caixa. Também são adotados treinamentos específicos para operadores e fiscais de caixa, onde eles são reciclados a cada três meses. Esses treinamentos têm por base os principais processos que mais podem gerar perdas no PDV.

koch_supermercados_operadora


“Sem sombra de dúvida, o Gatecash, além de ser um sistema eficiente na identificação de erros dos operadores de caixa, promove uma ostensividade muito grande junto à equipe da frente de caixa, pois ela sabe que está sendo monitorada via sistema CFTV, além do áudio e registros efetuados no PDV” — Alessandro Ziebell, gerente executivo de Prevenção de Perdas do Koch.

Após a análise dos benefícios, o Grupo Koch considerou o Gatecash muito eficaz no combate às perdas na frente de caixa e declara a intenção de implantá-lo em nas novas unidades, inclusive no modelo atacarejo.

Para saber mais acesse a página com exemplos de aplicação do Gatecash. Se preferir entre em contato (11) 3732-6628.